Todo mês é a mesma coisa, vai chegando o finalzinho da bendita cartela de anticoncepcional e começa a sangria desatada: Enxaqueca, cólicas, seios doloridos, dor nas costas, nas pernas. Inicialmente um incômodo leve mas os dias vão passando e as coisas piorando dramaticamente. Começam as alterações de humor. Um mal humor que altera para melancolia, humor negro, provocativo, vontade de brigar. Os sentimentos ficam à flor da pele. Um fio de cabelo desalinhado e pronto uma guerra se inicia. Sem contar a incrível vontade de comer coisas doces (preferencialmente chocolate). E essa vontade vai consumindo a pobre alma feminina até que chega ao desespero e, consequentemente à consumação exagerada, ocasionando depois aquela depressão pós chocolate porque certamente, temos certeza que não precisava comer tanto para se satisfazer. As cólicas vão aumentando, as dores de cabeça também, e a tolerância vai diminuindo, beirando ao caos! Qualquer olhar torto (geralmente namorados, maridos, filhos, colegas de trabalho), e sai de baixo.
Com o passar dos anos percebi que a TPM tende a aumentar!!! Todo mês me sinto pior, tudo fica mais intenso. Já tentei tomar remedinhos naturais, até um tranquilizante quando estava no auge da TPM e foi paliativo. Então comecei a entrar em pânico. Imaginei: "O que será de mim quando depois que fizer 40 anos? Vou me transformar numa serial killer? Tem de haver um jeito". Nesse momento eu comecei a bolar um plano de ação. E começou minha saga pessoal para tentar fazer alguma coisa para reverter esse quadro, por que cá p nós: Eu fico insuportável. Depois de meses de pesquisa (é, eu me dediquei mesmo) e testes (obviamente eu sendo a cobaia), eis que cheguei a algumas conclusões, obtive alguma melhora e gostaria de compartilhar com vocês:
- ATIVIDADE FÍSICA: Fazer exercícios físicos reduz os sintomas da TPM. O mês em que eu me comprometi, fui a academia todos os dias, eu senti cólicas e um pouco de dor de cabeça, mas não se compara com os meses que só comia e dormia. Fazer exercícios faz com que o organismo produza substâncias que relaxam a musculatura. Então: Faça uma atividade física, pelo menos, três vezes por semana, você vai sentir diferença;
- AUMENTAR A INGESTA HÍDRICA: Água, muita água. No mês em que consegui tomar pelo menos dois litros (não foi fácil, eu sempre tive dificuldade em beber água, fico com náusea, mas depois de um tempo vai virando um ótimo hábito), não me senti tão gorda, tão inchada. Quando a menstruação está pra vir, a tendência do organismo é reter mais líquido, então trate de botar esses rins para funcionar e aposto que vai se sentir mais leve! Fora a pele que fica muito mais linda.
- CHOCOLATE: Essa é a parte mais triste da pesquisa! Quanto mais chocolate, mais cólica e enxaqueca! Na hora em que se come, ele dá uma sensação de calma, prazer, de tranquilidade. Culpa da serotonina, que também é liberada através dos exercícios físicos e depois de um orgasmo (hummm). O chocolate não é o grande vilão, o açúcar sim, vez que vários estudos foram feitos e médicos alertam para o consumo exagerado!
Enfim, depois desses meses de pesquisa voluntária (rs), mudei alguns hábitos e senti uma melhora sim, mas o indicado mesmo é buscar um profissional médico (seu ginecologista de confiança), para iniciar um tratamento para amenizar os sintomas. Para mim, o que mais incomoda mesmo é a enxaqueca e o mal humor generalizado. Não parei e nem vou parar de comer chocolate, afinal somos muito apegados.
FICA AS DICAS :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário