Exagerada toda a vida: minhas paixões são ardentes; minhas dores de cotovelo, de querer morrer; louca do tipo desvairada; briguenta de tô de mal para sempre; durmo treze horas seguidas; meus amigos são semi-irmãos; meus amores são sempre eternos e meus dramas, mexicanos ! (...) (Clarice Lispector)
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Mais um recomeço.
Pode parecer clichê, mas o ano de 2012 passou voando. Não posso julgar uns acontecimentos e dizer que o ano foi péssimo, nem tampouco afirmar que por causa de um momento ou outro foi o melhor ano da minha vida. Para mim foi corrido, pois planejei demais e coloquei a mão na massa de menos, o que gerou poucos resultados.
Há pelo menos uma década, faço uma lista de coisas a fazer (ou não) no decorrer do ano, coisas a adquirir, etc. Desde: comprar um puff violeta a malhar 3 vezes na semana sem preguiça. Adoro fazer essa listinha. Com ela eu sonho, brinco, planejo, enfim me impulsiono a seguir com a vida tentando medi-la! E não é uma lista limitada e pré determinada onde nada se pode mudar. Não mesmo, posso programá-la do meu jeito, mudá-la, riscar o que foi realizado, incluir itens, eliminar coisas que no decorrer do ano se tornaram inúteis ou que perdi o interesse. Cada vez que coloco um "ok" no final de um item é uma vitória pra mim, é um sorriso a mais que darei. Mesmo que seja: "adotar um gato". Você pode pensar: Puxa que banal. Pode até ser mas são os MEUS planos. Mania que a gente tem de achar que só as nossas coisas são importantes, só nossos problemas são demasiadamente grandes e sem solução! Mas isso é assunto para outra hora.
Que gostoso chegar no final do ano e conferir tudinho. Listar as conquistas (por menores que sejam), reorganizar o que não foi feito acreditando que: "nesse ano vai ser diferente!" Estou tentando ser menos pessimista e não olhar tão frustrada para aquilo que não consegui e sim valorizar mais cada conquista.
Sabe o que mais gostei em mim em 2012? A vontade de estar perto de quem importa de verdade; o desejo de refazer laços com quem me conhece como realmente sou; a vontade de acertar após tantos erros. Aprendi com as consequências ruins a pensar duas, três vezes antes de tomar uma decisão.
Em 2012 desfiz laços com pessoas que achei que estariam para sempre em minha vida. Claro que isso dói. O bom é quando os sentimentos mudam mas não se perde a admiração! Isso trás paz e consolo.
Em 2012 guardei menos mágoa...ah que dádiva seria escrever que não há nenhum desafeto, mas seria muita hipocrisia da minha parte! Tenho nojinho sim, mas isso não afeta mais meu comportamento. Não sou mais movida e nem me deixo levar, uma vez que a colheita é individual.
Em 2012, bem no finalzinho, conheci uma pessoa que fez mudar todo o meu conceito sobre relacionamentos e isso está me fazendo tão bem, está compensando todas as frustrações e tristezas passadas! Então, porque me queixar do que não deu certo em 2012?
Então? 2013 está aí redondinho, em branco pra uma nova história. Sem esquecer o que ficou pendente. Sem cobrança demais, sem expectativas demais. Mas sonhando, ainda que possa parecer bobagem! Talvez deixar de querer apenas um puff violeta, mas desejar um violeta e um amarelo pra combinar! ;)
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Revolução Feminina: Óh Céus!
De vez em quando, depois de um dia exaustivo eu páro e penso: Quem foi a burra que começou a propagar a chama da liberdade feminina? Quem? Quem teve a idéia de queimar o próprio sutiã? Óbvio que foi uma mal amada, histérica e com tensão pré menstrual quem começou essa palhaçada toda. Por que cargas d'água, não deram uma barra de chocolate para ela? Por que não fizeram um elogio sobre seu cabelo? Aposto que assim todos os nossos tormentos hoje estariam exterminados.
Por causa dessa mulherzinha num dia mau, hoje eu sou obrigada a comer o fruto do meu próprio suor. Quero ser o sexo frágil novamente. Vovó era feliz. Foi criada como a menininha do papai. Roupas exclusivamente de menina, brinquedos de menina. Quando entrou na adolescência, logo a mãe, tia e irmãs mais velhas começaram a ensinar como cuidar de uma casa, dos filhos e do marido; ensinavam a cozinhar, afinal de contas um bom partido, com certeza, seria fisgado pelo estômago. Aprendia a amar a quem o papai escolheu como o marido de uma vida toda. Seu árduo compromisso era organizar um lar! Mantê-lo aconchegante para sí e para seus queridos. E sua maior preocupação era se manter atraente para seu marido, único homem da sua vida!
Mas não, isso não estava bom! Elas queriam mais. E assim, começa nosso inferno astral: Agora temos que nos preocupar com tudo. Crescemos lendo e ouvindo sobre o Príncipe Encantado que ele chegaria em algum momento e teríamos um final feliz..E passamos a vida inteira atrás do infeliz. Tivemos que estudar e estudar porque queremos ser independentes. Independente de quê meu Deus do céu? Fazer ensino médio, cursinho, passar num vestibular, entrar para uma faculdade... estudar 15 horas por dia. Casar ter filhos, amamentá-los e ainda cuidar do cachorro que o marido insiste em ter no quintal de uma casa enorme, que precisa de cuidados! Ainda não tá bom! Vem as especializações.. afinal não basta ser independente, tem que ganhar mais que o marido. Semana inteira trabalhando, finais alternados pós graduação, mestrado, doutorado! Terapia final de expediente (se não o surto é certo), academia... ahhhh a academia: Malha bunda, perna, barriga e nunca está bom. Faz dieta da lua, do sol, da chuva... sopa de legumes, de carne magra, sopa de nada e ainda não está bom. Salão de beleza: alisa, corta, pinta de preto, pinta de vermelho e por fim vai ficando loira, pois na realidade mulher não envelhece, mulher fica loira!
Como se não bastasse, segue uma tendência da moda, não segue, olha o próprio guarda roupa e chega a conclusão que não está mais podendo usar um determinado tipo de roupa pois passou da idade! Pronto, a partir daí outro martírio se inicia: creme pra celulite, estria, mãos, pescoço, um antes de dormir, outro quando acorda, um não-sei-o-que de tudo vai se acumulando no armário, pia do banheiro. Primeira consulta com o cirurgião plástico, aumenta peito, diminui, enxuga, aumenta. Uma infinidade de cobranças. Nessa altura da vida o marido foi embora (afinal o infeliz só via sua amada da meia noite as cinco da manhã, e, por acaso ela estava dormindo, com o rosto cheio de cremes e um plástico enrolado nas pernas - pois melhora a circulação).
.... brincadeiras à parte! Que força uma mulher tem? Que ser é esse que faz tudo isso.. que se divide em 3, 4 e ainda por cima ama incondicionalmente, lutar quando não está satisfeita com a vida que leva, que se dedica em tudo o que faz, mesmo errando de vez em quando?? Nós mulheres merecemos cada nova conquista que vivenciamos. Cada aprendizado adquirido! Não vou dizer que em alguns momentos realmente eu não pense assim, que responsabilidades demais atrapalham, mas não conseguiria viver diferente. Um brinde às mulheres que sabem o potencial que tem, que assume seus medos e erros, mas que nunca entregam os pontos!!!
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
E 2012 chegou!
Não há como escapar dos planos para o próximo ano. Graças a Deus, que capacitou o homem para que medisse o tempo em dias, meses e anos. Que seria de nós se apenas vivêssemos os dias sem medí-los? Como seria angustiante não acreditar que "no próximo ano tudo vai ser diferente". Passar meses se sentindo triste, desiludido, aborrecido, cansado e não ter esperança de que no outro ano as coisas mudariam. É essa certeza que nos impulsiona.
Passeando pelas redes sociais vejo o quanto é importante para as pessoas se expressarem, escrever sobre como foi o ano que está terminando, como querem que seja o próximo, o que desejam para seus amigos e familiares, e principalmente como é importante a mudança. Pois acreditam que a mudança irá transformar o ano que começa num ano melhor, mais feliz, mais produtivo, etc.
A palavra mais usada, sem medo de errar é Renovação. Em todos as áreas da vida: familiar, financeira, profissional, relacionamentos interpessoais. Quem está solteiro deseja encontrar alguém, quem tem alguém quer manter esse relacionamento, quem cometeu inúmeras burradas quer acertar, quem engordou quer emagrecer, enfim a lista é interminável de situações que vivenciamos e que, se foram boasa queremos repetir ou que se não foram tão boas assim, fazer diferente. Isso é renovação, isso é esperança. E que dádiva maravilhosa é esta.
Claro que também fiz minha listinha de planos e objetivos para 2012. Lógico que muitas coisas que planejei para 2011 não foram cumpridas, talvez por pouca força de vontade, falta de grana, desorganização, blá blá blá. Ah eu não vou me apegar a esses pequenos fracassos e achar que tudo vai ser do mesmo jeito. Viver uma frustração futura sem ao menos não ter tentado não faz parte do temperamento.
Confesso ter perdido um pouco (ou muito) aquele encanto do Natal, aquela expectativa... tenho colocado a culpa na maturidade. Em algum momento da vida temos que ser mais racionais. Minha fase Peter Pan demorou, mas passou. Não vou dizer que brindei isso, não vou dizer que amadurecer dói pouco, mas é necessário. Até meus planos e expectativas para o próximo ano mudaram. Óbvio que continuo planejando comer melhor, ter cuidado com minha saúde, malhar (de verdade), estudar mais, enfim o básico. Mas quero para o próximo ano algo que nunca desejei para mim. Posso continuar a comer um cheese bacon por semana, ou tá sempre começando uma dieta, isso pode fazer diferença na balança, mas não no meu caráter. Porém o que desejo e vou lutar (pois não vai ser fácil), são os Frutos do Espírito em minha vida. São eles que vão fazer com que eu realmente me sinta realizada.
"...Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:23). Ah a mansidão.. acham que vai ser fácil? Com absoluta certeza meu ano de 2012 será mais produtivo, próspero, e feliz sendo madura suficiente para reconhecer o que e quem é de verdade (não se iludam achando que é fácil reconhecer - são anos tentando e sempre me surpreendo e me decepciono), sendo madura para reconhecer minhas limitações e principalmente: Ser imatura, inocente e totalmente dependente de Deus, ser como criança e ficar embaixo das asas seguras do Pai. Parar de me punir pelos erros, viver da graça e misericórdia de Deus. Só assim, realmente vou viver uma felicidade realista que tanto almejo.
sábado, 8 de outubro de 2011
Definitivamente, chega um momento na vida´em que não se pode ser clichê e apregoar : "quando tenho razão só faço aquilo que penso ser o correto". Chega de querer manter algumas convicções. Chega de achar que tenho sempre a razão. Eu quero é ser feliz. E minha felicidade é tê-los no ninho. No calor e aconchego dos meus braços.
Felicidade é: ouvir um "mamãe vc se preocupa muito comigo né?"
Felicidade é: dizer que sim e ouvir: "eu sei" e principalmente ouvir um "eu te amo muito"... não há nada, nenhum tipo de riqueza, de vitória que se aproxime desse sentimento. Fui inundade por um amor que não se se merecia. Mas, graças a Deus que o amor não é merecimento! É amor e ponto final. E me sentir amada dessa forma tão desinteressada, tão pura, me arrebatou! Existia uma ferida que teimava em não sarar, um espaço que estava vazio e agora não tudo foi preenchido. Simplesmente pq não quero mais ter razão!!!!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Grandes expectativas, grandes decepções.
O que nos consome é a expectativa. E o pior, ela não é induzida pelas pessoas, nós mesmos a criamos, fantasiamos e a plantamos no meio dos nossos relacionamentos, dos nossos planos. E quando a decepção nos atinge em cheio, culpamos o outro por não ter correspondido às NOSSAS expectativas! Não é incoerente? Mas o ser humano tem o hábito de fazer isso, pensar por todo mundo. Querer algo e deduzir que isso vai ser o melhor para todos.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Uma letra, uma melodia.. uma história!
A Miragem
Marcus Viana
Ah! Se pudéssemos contar
As voltas que a vida dá
Prá que a gente possa
Encontrar um grande amor...
É como se pudéssemos contar
Todas estrelas do céu
Os grãos de areia desse mar
Ainda assim...
Pobre coração
O dos apaixonados
Que cruzam o deserto
Em busca de um oásis em flor
Arriscando tudo por
Uma miragem
Pois sabem que há uma fonte
Oculta nas areias...
Bem aventurados
Os que dela bebem
Porque para sempre
Serão consolados...
Somente por amor
A gente põe a mão
No fogo da paixão
E deixa se queimar
Somente por amor...
Movemos terra e céus
Rasgando sete véus
Saltamos do abismo
Sem olhar prá trás
Somente por amor
E a vida se refaz...
E a morte não é mais
Prá nós! ....
Que dom maravilhoso é esse de compor! E mais maravilhos ainda é, além de escrever coisas que tocam a alma, colocar uma melodia mais tocante ainda! Que mexe com os sentimentos das pessoas! Essa música tem essa capacidade! Uma música que mexe comigo desde sempre! Desde quando comecei a acreditar em amor verdadeiro e, mesmo deixando um pouco e lado a espera de um Príncipe Encantado, ainda acredito que possa-se amar em demasia,
Marcus Viana
Ah! Se pudéssemos contar
As voltas que a vida dá
Prá que a gente possa
Encontrar um grande amor...
É como se pudéssemos contar
Todas estrelas do céu
Os grãos de areia desse mar
Ainda assim...
Pobre coração
O dos apaixonados
Que cruzam o deserto
Em busca de um oásis em flor
Arriscando tudo por
Uma miragem
Pois sabem que há uma fonte
Oculta nas areias...
Bem aventurados
Os que dela bebem
Porque para sempre
Serão consolados...
Somente por amor
A gente põe a mão
No fogo da paixão
E deixa se queimar
Somente por amor...
Movemos terra e céus
Rasgando sete véus
Saltamos do abismo
Sem olhar prá trás
Somente por amor
E a vida se refaz...
E a morte não é mais
Prá nós! ....
Que dom maravilhoso é esse de compor! E mais maravilhos ainda é, além de escrever coisas que tocam a alma, colocar uma melodia mais tocante ainda! Que mexe com os sentimentos das pessoas! Essa música tem essa capacidade! Uma música que mexe comigo desde sempre! Desde quando comecei a acreditar em amor verdadeiro e, mesmo deixando um pouco e lado a espera de um Príncipe Encantado, ainda acredito que possa-se amar em demasia,
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Cuidado com os julgamentos!!!
Antes de julgar, perceba que seus olhos tão atentos aos possíveis erros dos outros, podem estar cegos diante dos seus.
Antes de julgar, perceba que aquilo que tanto recrimina hoje, talvez precise ser a sua realidade de amanhã.
Antes de julgar, repara que toda história tem duas versões e duas versões são duas verdades.
Antes de julgar, aceita que invariavelmente a uma parte, por menor que seja, de uma história, você não terá acesso.
Antes de julgar, entenda que não serão mil bocas que vão te esclarecer qualquer coisa, elas apenas te confundirão.
Antes de julgar, escuta o silêncio, ele costuma fornecer grandes dados.
Antes de julgar, observa os olhos, eles são mais reveladores do que as bocas. Eles deixam provas inquestionáveis da verdade.
Antes de julgar, presta atenção à sua volta. Quantos foram condenados injustamente por mestres em julgamento?
Antes de julgar, lembra que você mesmo já foi vítima de calúnias e por diversas vezes não teve como se defender delas.
Antes de julgar, olha no espelho, observa com atenção o seu semblante, pensa na sua vida pregressa e se questiona se está em condição de julgar alguém.
"Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E é assim que perdemos pessoas especiais."
(Carlos Drummond de Andrade)
Antes de julgar, perceba que aquilo que tanto recrimina hoje, talvez precise ser a sua realidade de amanhã.
Antes de julgar, repara que toda história tem duas versões e duas versões são duas verdades.
Antes de julgar, aceita que invariavelmente a uma parte, por menor que seja, de uma história, você não terá acesso.
Antes de julgar, entenda que não serão mil bocas que vão te esclarecer qualquer coisa, elas apenas te confundirão.
Antes de julgar, escuta o silêncio, ele costuma fornecer grandes dados.
Antes de julgar, observa os olhos, eles são mais reveladores do que as bocas. Eles deixam provas inquestionáveis da verdade.
Antes de julgar, presta atenção à sua volta. Quantos foram condenados injustamente por mestres em julgamento?
Antes de julgar, lembra que você mesmo já foi vítima de calúnias e por diversas vezes não teve como se defender delas.
Antes de julgar, olha no espelho, observa com atenção o seu semblante, pensa na sua vida pregressa e se questiona se está em condição de julgar alguém.
"Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E é assim que perdemos pessoas especiais."
(Carlos Drummond de Andrade)
Assinar:
Postagens (Atom)